homebAR /

Copos

Com apenas três copos você consegue preparar a maioria das receitas apresentadas aqui e os principais clássicos da coquetelaria: um copo alto, um baixo e uma taça (Martini ou Coupe).

Claro que, se você quiser um serviço mais sofisticado, terá que investir em uma gama mais ampla. Porém, muitos copos são específicos para um ou dois tipos de coquetel e podem facilmente ser substituídos pelos três básicos.

Abaixo estão os principais exemplos, que você encontra à venda em lojas especializadas de coquetelaria ou artigos para casa.

Mas, minha recomendação é visitar a loja da Vitrus, onde você encontrará os copos e taças usados nas fotos.

Os Versáteis

Para simplificar, agrupei por afinidade os tipos mais conhecidos.

Collins, Fizz & Highball

“Copos longos ou altos”, que levam o nome de famílias de coquetel. A principal diferença é o volume que cada um comporta. Sou fã dos modelos de Highball com corpo extra fino. Neles você vai beber Cuba Libre, Whisky Highball, Tom Collins, Mojito, etc.

Old Fashioned, Rocks & tumbler

Três versões de “copo baixo” ou “copo de uísque”, cuja principal diferença é o volume que cada um comporta. O Old Fashioned tem ainda uma versão maior, chamada “double old fashioned”. O Rocks costuma ter fundo mais robusto, ideal para macerar aquela caipirinha e outros coquetéis montados. Neles você vai beber Old Fashioned, Vieux Carré, Godfather, Negroni, Boulevardier, etc.

Taça Nick & nora

Taças menores que as Coupe, levemente arredondadas e boca estreita.

Segundo Robert Simonson, o nome foi dado nos anos 80 pelo lendário bartender Dale DeGroff, inspirado pelo filme The Thin Man (1934). Nele, o casal Nick e Nora Charles tomavam coquetéis em uma taça deste modelo. Ao ter acesso a um catálogo dos anos 30, DeGroff descobriu que oficialmente o nome era “Little Martini”. Mas, toda vez que ele pedia novos copos à empresa, ele dizia “aqueles copos de Nick & Nora”.

Anos depois, o fornecedor vendeu parte de seus modelos para uma outra empresa. Quando ela imprimiu um catálogo atualizado, a taça foi batizada como Nick & Nora.

Ela é uma alternativa elegante para os coquetéis servidos na Coupe ou Martini, dependendo do volume.

Taça Coupe

A taça clássica de coquetel, que nasceu para servir champanhe. Existe em diferentes volumes. A pronúncia correta é “cúpe” e não “cupê” (que é um modelo de carro). Se quiser um charme extra, procure modelos vintage em antiquários, feiras de antiguidades ou “família vende tudo”. Nela você vai beber Manhattan, Martinez, Hanky Panky, Daiquiri, etc. Pode ser substituída pela Martini.

Taça Martini

Elegante, clássica e pouco prática, dado seu formato em “V”, que torna muito fácil derramar seu conteúdo. Muito popular nos anos 80 e 90, em versões enormes. Nela você vai beber basicamente Dry Martini e suas variações, como Appletini, além de Cosmopolitan. Pode ser substituída pela Coupe.

Taça de Vinho, Goblet & BALÃO

São muito usadas para coquetéis refrescantes, como Gin & Tônica, Sherry Cobbler, Spritz, etc. Podem ser substituídas por “copos longos”.

Os Específicos

Para uma experiência mais completa.

Caneca mule

A tradicional caneca de cobre ou revestida por ele, para beber Moscow Mule e variações. Na falta dela, use um copo baixo ou longo.

Copo Julep

Copo de prata ou aço inoxidável, que serve para Mint Julep e suas variações. Na falta dele, use um copo rocks, como fazem no dia a dia no Kentucky.

Copo Tiki

“Carrancas” utilizadas nos coquetéis da família Tiki, podem ser substituídas por copos longos.

Copo Hurricane

O formato lembra uma antiga lamparina a gás. Criado para servir o coquetel do mesmo nome, pode ser usado em outros coquetéis tropicais, como Piña Colada, Blue Hawaii, etc. Na falta dele, vá de copo longo.

Copo margarita

Para o coquetel de mesmo nome, seja frozen ou a versão tradicional. Normalmente substituído por taça Martini.

Copo Pint & Caldereta

Copos longos para cerveja, muito utilizados em pubs e cervejarias, com diferentes volumes. Também pode ser utilizado como copo misturador, para coquetéis mexidos. Ou ainda como parte de uma coqueteleira de 2 peças Boston Shaker (veja em Utensílios). Substitua por um dos copos longos.

Copo poco grande

Alternativa para coquetéis frozen, Pinã Colada e outros que você serviria no Hurricane. Substitua por um copo alto ou goblet.

Copo hot toddy

Resistente ao calor, é usado para coquetéis quentes, como Irish Coffee e Hot Toddy.

Copo sour

Pouco popular atualmente, pois os coquetéis da família sour são comumente servidos em “copos baixos” ou taça coupe.

copo shot

O nome é auto explicativo. Dependendo da situação, pode ser substituída por um copo baixo.

Taça Flute

Atualmente é a mais utilizada taça para champanhe, também conhecida como tulipa. Nela você vai beber Champagne Cocktail, French 75, Death in the Afternoon, etc. Pode ser substituída pela Coupe.

Taça iso

Taça oficial para degustação de bebidas como vinhos e destilados. Seu formato permite uma análise sensorial mais eficiente.